Vereador Edivaldo fala da estiagem e de parcerias para perfuração de poço artesiano

Publicado em 10/11/2020 às 13:42 - Atualizado em 10/11/2020 às 13:42

O Vereador Edivaldo Marques usou a tribuna para falar da falta de água que a região vem enfrentando devido à estiagem dos últimos meses. “Todos percebemos a falta de água nas casas, para agricultura e animais, que vem sofrendo já há algum tempo. E parece que não tem previsão de melhora”.

Disse que o Poder Legislativo e Executivo podem fazer uma parceria com o Setor Privado e Casan para a perfuração de um poço artesiano mais profundo. Já que os poços que existem não estão conseguindo suprir a necessidade do Município.

Esse poço supriria a necessidade quando nas épocas de estiagem. ”Percebemos que a água que vem da Casan não está sendo suficiente para a população. E trazer água de rios, além de gerar muitos gastos, não resolveria o problema a longo prazo”.

Falou que esse poço artesiano mais profundo seria perfurado com objetivo de captar água de lençóis freáticos e aquíferos armazenados no subsolo em rochas e sedimentos. Inicia-se com cem (100) a mil e quinhentos (1500) metros.

Segundo pesquisa realizada pelo próprio Vereador, o valor para perfuração desse poço custa de R$ 400,00 (quatrocentos) a R$ 700,00 (setecentos) o metro perfurado. E pode atingir até R$ 140.000,00 (cento e quarenta) pela profundidade necessária para encontrar água.

“O investimento é alto, mas de grande valia, já que é um bem comum para uso da população de Vargeão. Seria viável iniciarmos essas discussões para que os próximos Vereadores que venham aí possam continuar, já que é um bem para todos.”